• Débora Fernandes

A mulher e a roda das funções



Eu trouxe essa imagem porque imagino que a maioria das mulheres enxerga suas funções dessa forma...

Mas vamos ao saudável, geralmente nos dividimos entre 5 grandes funções: Mulher, esposa, filha, mãe e profissional.


Imagine um círculo e o separe em 5 partes, uma parte para cada função e com o tamanho relacionado ao tempo e dedicação que você tem para para cada uma.


Que tamanho ficou para a função mulher? E para a função esposa? E para a função filha? E para a função mãe? E para a função profissional? Lembre-se que para aumentar o tamanho de uma precisa diminuir o tamanho de outra. Quando você pega 100% e distribui entre essas 5 funções, qual o resultado?


Neste exercício não existe certo ou errado, é apenas um convite para que você reflita. Além de esposa, mãe, filha e profissional, você é MULHER! Você pode sim (e deve) se dedicar a si mesma sem se sentir culpada, pode priorizar suas emoções, pode se amar.


Como dedicar mais tempo na função mulher? Cuide de você, do cabelo, das unhas, ouça música, aproveite sua companhia, escolha uma refeição de acordo com o seu gosto, faça uma caminhada, vá ao salão, almoce com as amigas. A única pessoa que tem a responsabilidade de cuidar de você é você mesma, e isso te dará muito mais disposição e energia para exercer todas as outras funções. Permita-se.



Débora Fernandes