• Débora Fernandes

As ondas Theta



O estado de espírito conhecido como Theta é onde acredita-se poder criar tudo e mudar a realidade instantaneamente.


Mas que onda é essa?

Há cinco principais ondas de frequência cerebrais: Gamma, Beta, Alfa, Theta e Delta.


Essas ondas cerebrais estão em constante movimento, elas são produzidas pelo cérebro em todas as frequências. Tudo o que você faz ou diz é regulado pela frequência de ondas cerebrais. Quando falamos com os outros, exemplo, a nossa mente está em Beta. A onda Beta tem uma frequência de 14-28 ciclos por segundo. Beta é o estado em que você está ativo e alerta.


Em um estado Alpha, suas ondas cerebrais se movem a uma frequência entre 7-14 ciclos por segundo. A frequência de Alpha é um estado mental de relaxamento e meditação. Alfa é a ponte entre Beta e Theta. A onda Alpha governa nossos devaneios, fantasias, e representa um estado tranquilo.  


Estado Theta é um estado de relaxamento muito profundo; ele é usado em hipnose e durante o sono REM. As ondas cerebrais são retardadas em uma frequência de 4-7 ciclos por segundo. Por este motivo, as pessoas meditam por longos períodos, para alcançar este estado de calma e relaxamento absoluto. Ondas cerebrais Theta podem ser consideradas como subconsciente; e é nele que estão guardadas nossas memórias e sentimentos. Desde traumas profundos até conhecimentos ou comportamentos que não precisamos pensar para ter, como caminhar sem cair, ou dirigir. São essas crenças que controlam e sugestionam o seu comportamento. Ondas Theta são sempre criativas, caracterizadas por sentimentos de inspiração e também muito espirituais.


Acreditamos que com a técnica do Thetahealing é possível agir abaixo do nível do consciente, inspirando a resoluções dos mais variados problemas.


Ondas Gamma parecem estar envolvidos na atividade cerebral superior, na qual estão incluídas a percepção e a consciência. Ondas Gamma são favoráveis para nos dar mais clareza e favorecer a solução de problemas. Vianna (criadora da técnica) acredita que no estado Theta você está em um estado favorável para a cura instantânea. No milagre da cura instantânea, o cérebro pode ir rapidamente dos 4 ciclos por segundo a 500 por segundo. Conforme compreendemos essa técnica, este processo se torna tão eficiente, que nos tornamos conscientes de que os milagres simplesmente acontecem.


Os cientistas descobriram que frequências de ondas cerebrais (especialmente Alpha e Theta) podem:

1. Aliviar o stress e promover uma redução duradoura e substancial em pessoas propensas a estados de ansiedade; 2. Facilitar um relaxamento físico profundo e clareza mental; 3. Aumentar a capacidade verbal e também o desempenho na comunicação; 4. Sincronizar melhor os dois hemisférios do cérebro; 5. Recordar imagens mentais e o pensamento imaginativo e criativo; 6. Reduzir a dor, promover a euforia e estimular a liberação de endorfinas.



Fonte: Escola Onda.