• Débora Fernandes

O que são Chakras?


De origem do sânscrito, a palavra Chakra significa “roda de luz”. Neste sentido, eles representam os centros de energia conectados com nosso corpo. Cada um tem uma cor e estão localizados da base da coluna até o topo da cabeça. Existem chakras por todo nosso corpo, mas são sete os que regem os órgãos principais e as glândulas endócrinas, as quais são responsáveis por secretar substâncias diretamente em nossa corrente sanguínea.


O Chakra é o componente energético que estimula a glândula para o seu total e pleno funcionamento. A glândula abastecida e vitalizada, desempenha o seu papel de “fabricar” nutrientes, hormônios, proteínas, enzimas, sais minerais e outras secreções naturais que são essenciais para o bom funcionamento do organismo.


Quando um chakra está debilitado, não gera energia suficiente para estimular a glândula a exercer sua função, que é vital para o organismo. Com isso, o organismo fica carente de suas secreções vitais em determinadas regiões do corpo físico. Essas deficiências, em sua grande maioria, são manifestadas na forma de doenças no corpo físico, levando o indivíduo a necessidade de suprir tais deficiências com medicamentos alopáticos.


Os chakras representam a nossa vibração, tanto física quanto mental. Quando você não está bem fisicamente ou com dor, o mais provável é que algum chakra esteja em desequilíbrio. O mesmo ocorre com pensamentos e sentimentos negativos, ao nos sentirmos assim acabamos bloqueando ainda mais os chakras.


As cores, que variam de chakra para chakra, também reluzem de um modo que contribui para sua aparência de flor. Os chakras variam de tamanho e brilho, que indicam talentos e habilidades especiais. O centro laríngeo e frontal de um cantor talentoso, por exemplo, é bem maior do que o normal, além de mais brilhante e mais luminoso, girando ainda com maior rapidez.

Cada um dos centros possui ligações especiais com determinados órgãos do corpo, bem como com certos estados de consciência.


Alinhando esse fluxo de energia conseguimos equilibrar nosso corpo físico, espiritual, emocional e mental e encontrar a harmonia que reside dentro de nós.